sexta-feira, 30 de maio de 2008

Etevaldo (pra bom entendedor...)


   
Única imagem disponível de Etevaldo, este
retrato falado circulou em forma de livro
para facilitar a identificação e captura pela
polícia. 

    
    Foi preso esta madrugada Pela polícia rodoviária do DF o meliante de nome Etevaldo Souto
procurado desde 1966 pela polícia federal, C.I.A, Interpol e Scotland Yard. A circunstância da prisão chamou a atenção dos principais meios de comunicação por ter sido inusitada. Segundo o relato do policial rodoviário Barney da Rocha Souza (36), que voltava de Santo Antônio do Descoberto na divisa de Goiás e DF após uma festa na casa de sua mãe, notou à beira da estrada, aproximadamente às 3h da manhã, no Km 16 da BR 060 um objeto estranho pousado sobre um tripé.
    Familiarizado com estórias semelhantes lidas em revistas de ufologia Barney resolveu olhar de perto. Ao se aproximar percebeu que uma luz pálida era emitida pelo objeto e segundo suas próprias palavras:"Quando eu me aproximei do veículo um tipo de porta se abriu do nada e no mesmo instante uma escada pulou pra fora. Confesso que fiquei com medo mas a curiosidade foi maior e aí eu entrei. A princípio pensei que não tinha ninguém lá dentro mas aí eu ouvi um som vindo de uma porta meio aberta. Parecia uma festa "rave" com som de boite e estava muito alto. Ao adentrar no recinto vi uma grande cama redonda e sobre ela um indivíduo com uma máscara estranha de orelhas grandes e uma mulher também com uma máscara que...ou seja, eu os flagrei mantendo relações sexuais num local impróprio então eu quis saber o porquê daquilo. Quando eu perguntei "Ei, o que é que vocês estão fazendo aqui a essa hora?" o cidadão me olhou com uma cara feia e falou alguma coisa mas eu não entendi nada. Enquanto isso a mulher ficava torcendo o nariz e as orelhas dele desesperadamente. Então eu dei voz de prisão e algemei os dois, mas quando fui tirar a máscara do cidadão para ver quem era a máscara não saiu de jeito nenhum. Parecia alguma coisa de "efeito especial" feito pelo Spielberg. Em seguida levei os dois pra delegacia e registrei ocorrência. Confesso que nunca tinha visto fetiche como esse."
    Mas o que Barney não podia imaginar é que ele acabara de prender um criminoso procurado a mais de 40 anos. Etevaldo é acusado do primeiro crime de latrocínio (roubo seguido de morte) da história da ufologia. O caso que ficou conhecido como o "mistério das máscaras de chumbo" aconteceu na cidade de Niterói (RJ) no dia 17 de agosto de 1966 quando Miguel José Viana (34) e Manoel Pereira da Cruz (32) subiram ao morro do Vintém com o objetivo de fazer contato com seres de outro planeta. Três dias depois foram encontrados mortos sem as carteiras e com duas máscaras de chumbo ao lado dos corpos.
    O mistério que nunca havia sido desvendado pela polícia carioca pôde finalmente ser elucidado através do depoimento de Etevaldo prestado através de um intérprete."Naquele dia eu "tava com umas na cabeça" e tava passeando por alí quando vi aqueles dois "manés" em cima do morro aí eu pensei: Que'que esses dois "otários" tão fazendo em cima do môrro numa noite de chuva que nem essa? Aí cê já sabe né? O cara "doidão", pá, não deu outra. Fui lá conferir. O cara veio com uma conversa de paz e amor e o outro com um papo de física quântica, sei lá, eu pedi a carteira e o cara entrou numas aí eu tive que reagir e apaguei o otário. Pro outro não "cagoetar" eu apaguei ele também. As máscaras foi eu que deixei lá prá tirar onda com os ufologistas de araque!"
    Mal sabia Etevaldo que já em 67 a polícia estava em posse de um retrato falado seu que foi entregue através de Jaques Vallé quando da sua visita ao Brasil, às polícias européias e a C.I.A. Posteriores cruzamentos de informações deram notícias de que Etevaldo também esteve envolvido com uma quadrilha de roubo de gado que atuava nos estados do Texas e Arkansas (E.U.A).
    Segundo Etevaldo, depois de perceber que o crime não compensava resolveu se refugiar no Brasil e se dedicar ao entretenimento."Sempre quis ser ator" lembra Etevaldo e assim conseguiu uma ponta no programa Castelo Rá-tim-bum produzido pela TVE durante os anos 90. Foi lá que conheceu sua futura esposa Etelvina com quem ficou casado até o ano de 2005. Em entrevista dada exclusivamente ao nosso repórter um de seus ex-colegas de trabalho, Nino desabafa: "Achei que com 416 anos de idade já tinha experiência suficiente para reconhecer pessoas de caráter duvidoso. Que decepção!".
    A polícia trabalha ainda com outra hipótese, apesar de não haver provas, de que o encontro entre o policial Barney e Etevaldo tenha sido premeditado. A suspeita recai sobre Etelvina que sabia do passado criminoso do ex-marido e quis assim se vingar por ter sido abandonada em troca de suas amantes com quem ele andava passeando e se divertindo no seu "disco-voador-último-modelo".


Um comentário:

EdiSilva disse...

Belo texto! Ri bastante.