quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Problema na EPTG



E como transporte coletivo é um dos meus assuntos preferidos vou falar um pouco sobre isto. É sabido que para resolver de vez o problema do tráfego na EPTG o governo resolveu construir a linha verde e teve a brilhante ideia de cuidar para que houvesse um corredor exclusivo para os ônibus beneficiando assim os usuários do transporte coletivo como eu. Mas eis que depois de (quase) tudo pronto (e mesmo assim inaugurada) na hora de usar o corredor exclusivo para ônibus alguém fez uma curiosa observação - As paradas estavam do lado errado. Tendo a burrada chegado até os ouvidos do governador (ai, que burro!) este mandou culpar o secretário de transportes que (ai, que burro!) botou a culpa no secretário de obras que (ai, que burro de novo!) soltou os cachorros na empreiteira que (ai, que burro também!) pra economizar dinheiro não contratou um engenheiro de tráfego e deixou por conta do encarregado que (ai, que burro dez vezes!) cobriu de porrada o pedreiro seu Zé que (se não aparecer outra solução) vai ter que desmontar sozinho cada parada e passar pro outro lado pois afinal de contas a corda sempre quebra do lado mais fraco.

Entretanto como este é um governo democrático e popular e isso significa que o povo tem o direito de escolher a melhor forma de se lascar foram propostas outras soluções a fim de poupar o coitado do seu Zé. Depois de 10 horas de reunião a portas fechadas o secretário de transportes anunciou esta tarde um conjunto de medidas possíveis para sanar o problema. Pelo menos tres propostas estão sendo levadas em consideração. A saber:

1 - Os ônibus andariam na contramão em uma das faixas da pista a esquerda do corredor, assim os passageiros desceriam por trás da parada.

2 - Seriam abertas novas portas do lado esquerdo dos ônibus (proposição ainda em estudo pelo motivo de se ter em vista a necessidade da porta de embarque ser na frente do veículo esta tomaria o lugar do motorista que teria que se sentar no motor).

3 - Embora polêmica esta proposta é a que melhor se adapta a situação pois não requer nenhuma mudança na engenharia de tráfego nem acrescentaria despesas aos cofres públicos. Os ônibus simplesmente andariam de ré e assim as portas ficariam do lado esquerdo.

O engenheiro responsável pela obra sr Joaquim Manoel de Alcantara e Bragança da empreiteira Lusitana Incorporações foi procurado para dar explicações sobre a falha no projeto da linha verde mas não foi encontrado. Provavelmente viajou de férias para além-mar.

Vocês podem até achar engraçado mas esta matéria foi baseada em uma outra que li e achei muito interessante. Segue um trecho abaixo e o link para a matéria completa.

"O corredor exclusivo para ônibus, que fica na faixa central da EPTG, será ativado. Desde a inauguração, esse corredor não funciona porque as paradas de ônibus ficam do lado contrário às portas de saída dos coletivos. Assim, se veículo segue no sentido normal, os passageiros são obrigados a desembarcar na pista, em meio aos outros carros. Uma licitação para comprar veículos especiais, com portas dos dois lados chegou a ser iniciada, mas acabou suspensa pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios com suspeitas de irregularidades. Agora, há duas possibilidades para usar o corredor: torná-la uma via expressa, sem parada de passageiros, assim, quem embarcasse em Taguatinga só desceria no Plano Piloto ou inverter o sentido dela, como se fosse uma mão inglesa — os carros seguiriam num sentido e os ônibus em outro. As duas propostas serão analisadas até o fim de janeiro. A medida que entrará em vigor será anunciada no início de fevereiro."

http://brasil247.com/pt/247/brasilia247/33797/Medidas-para-remediar-os-problemas-da-EPTG.htm

Um comentário:

Ana Cláudia disse...

Ola, gostaria de saber se vc tem contato com o Criador do A.I.A.I ,Newton Fernandes de Rezende? O Newton é seu amigo ou é ex-funcionário do Banco do Brasil?